Meu nome é Lag, Jet Lag

Viajar para um lugar que está a 11 horas de casa, presumo, é infernal. Em toda viagem que envolva um vôo longo, vou munido da velha e boa melatonina, que custa uns US$ 7 em qualquer Walgreens ou Rite-aid espalhados pelos Estados Unidos. Fica na seção de vitaminas e vem em um pote com 100 cápsulas.

O que ela faz? Basicamente, te derruba de sono (é o hormônio/proteína/ seiláoquê que te faz ter aquela sensação de ‘preciso ir para a cama’). É batata: eu, pelo menos, durmo direto com um comprimido. Ao chegar ao destino, mais uma pílula antes de dormir pra regularizar os horários.

ATENÇÃO: Se for tomar no avião, tome depois da refeição inicial. Na primeira vez, tomei antes de embarcar e dei um banho de coca-cola no passageiro ao lado durante o jantar, que não entendeu nada! Ainda bem que antes o cara – um sueco – tinha me dito que viajava com pouca bagagem e sempre usava os serviços de lavanderia do hotel.

A British Airways tem um ótimo guia e um Jet Lag Advisor em seu site, que diz quais horas você deve dormir ou ficar acordado – ou ao menos evitar a luz do dia. No meu caso, o resultado foi o seguinte:

Day 1
Seek light between 14:00 pm to 16:30 pm
Avoid light between 16:30 pm to 19:00 pm
Day 2
Seek light between 0:00 am to 2:30 am
Avoid light between 2:30 am to 5:00 am

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